quinta-feira, 10 de setembro de 2015

As dificuldades de se escolher uma faculdade


Eu estando no 2º ano do ensino médio já tive que começar a pensar na profissão que quero seguir, e é aí que vem aquelas usuais dúvidas: Qual faculdade eu devo escolher? Será que eu vou gostar? E se eu não conseguir passar? E se eu virar uma mendiga? São dúvidas e mais dúvidas que não acabam mais, eu por exemplo já me fiz todas essas perguntas (e pra falar a verdade, ainda me faço). 

Ao longo dos anos nós pensamos em diversas carreiras, porém é claro que não iremos escolher todas elas, e talvez até nenhuma delas hahaha. Eu por exemplo já pensei em ser: atriz, veterinária, cantora (só me faltava uma voz bonita, nada de mais), astrônoma, cozinheira, advogada, médica, entre outras. Agora me pergunta se eu ainda quero alguma dessas? Não, meus planos mudaram completamente, no momento eu pretendo fazer jornalismo. Agora me pergunta se eu tenho certeza? Não, eu não tenho certeza hahahaha. Pra falar a verdade eu acho que só vou ter certeza de verdade quando eu já estiver na faculdade preparando meu TCC.

Já tentei fazer diversos testes vocacionais para ver se me ajudavam em alguma coisa, e adivinha? Não me ajudaram em nada, eles sempre diziam que eu tendo a ser atriz, jornalista, ou artista de algum tipo. Pode até ser que seja verdade, mas porque eu iria deixar um simples teste decidir todo o meu futuro? Por isso que eu resolvi escolher pelo que eu acho que vou me dar melhor e ser mais feliz. Agora o que eu não posso garantir é que eu não vou mudar de ideia, afinal, indecisão, faz e sempre fará parte da minha vida hahaha. 
E é esse o conselho que eu deixo pra vocês, vão á palestras, façam testes, ouçam opiniões, porém se decidam realmente pelo que VOCÊS querem, pelo que VOCÊS gostam de verdade! No fim das contas a sua própria opinião é a única que interessa de verdade. E não se esqueçam, é nessa profissão que vocês vão ficar para o resto da vida, então tem que pensar com muito carinho.

E vocês? Quais são seus planos para o futuro?


44 comentários:

  1. Menina essa duvida pode seguir a gente por muitos anos! Principalmente durante a facul, infelizmente. Mas é bom pq podemos sempre ter a oportunidade de mudar quando tivermos certeza do que queremos.
    Eu sonhava em fazer arquitetura desde pequena, e quando entrei na facul detestei o curso, nao sabia o que queria fazer e no final o que eu nunca tinha pensado eu fazer eu estou cursando (Design) e estou amando! Pra fazer arquitetura fiz testes vocacionais e etc q n ajuydaram muito, mas pra Design foi simplesmente selecionar o que amo fazer, o que quero fazer pro resto da minha vida, os meus hobbies, sonhos e vontade, juntar tudo e puf! amando! <3
    Boa sorte com a escolha! Pesquisa bastante e seleciona o que gosta e o que faz parte de vc. Isso ajuda muito ;)
    Meu Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que dificil menina hahaha. Mas que bom que agora você está fazendo o que realmente gosta, isso é que é importante de verdade <3
      Eu estou tentando escolher pelo que eu mais gosto de fazer e o que combina mais comigo, só espero que eu não mude de ideia :/

      Excluir
  2. Super difícil mesmo, quando eu comecei na faculdade escolhi biomedicina e fazia tecnico em quimica, aí depois eu troquei pra engenharia quimica, mas nem cheguei a cursar, desisti antes. HAHAHAHHA e depois troquei pra Direito e foi no direito que me achei. Hje eu amo cursar direito, trabalho na área e estou extremamente apaixonada pela profissão.
    Adooorei teu post.
    bjuxxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou amore <3
      E nossa eu quase me mato com essa minha indecisão.

      Beijos!

      Excluir
  3. é bem dificil mesmo! acho legal fazer testes e visitar feiras de faculdades porque dá pra conhecer cada área, eu me descobri em uma dessas visitas haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom pra você <3 Pra mim infelizmente só me deixa com mais duvida hahaha.

      Excluir
  4. Adorei Miami. É realmente um lugar maravilhoso e vibrante :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino <3 Mas eu ainda vou conhecer e vou compartilhar com você o quanto eu também amei hahaha.

      Excluir
  5. É bem assim ... Logo que estamos terminando o ensino médio, vem dúvidas e mais duvidas em nossa mente sobre qual curso fazer, e se esse será o ideal, se irá satisfazer nossas necessidades.. enfim, é uma dúvida cruel. Mas, quase nunca o que escolhemos quando adolescentes, são as que irão fazer parte do nosso futuro. Falo isso por experiencia própria. Quando criança sonhava em ser psicologa, depois quando tava terminando o ensino médio optei por nutrição, nada haver um curso com outro.. e quando realmente fui escolher o curso, comecei então pedagogia, e estou amando o curso. E para o futuro quero terminar o curso de pedagogia e fazer pós em psicopedagogia clinica.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, realmente é muito difícil, essa indecisão maluca! Eu que nem terminei o ensino médio ainda já pensei em milhões de possibilidades, e como eu sei como eu sou indecisa é bem capaz que eu mude de ideia novamente. Mas tudo bem, o importante é que no fim de tudo eu ache o que eu estou procurando e seja feliz com a minha escolha :)

      Excluir
  6. menina do céu, to com 20 anos e já me passou pela cabeças umas 100 possibilidades, mas acho que agora eu escolhi a certa, quero fazer publi *-* São escolhas muito importante, a vida é curta para escolher uma faculdade que você não pretende atuar depois.

    beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bom que você conseguiu! Espero que você realmente goste dela e seja feliz com a escolha <3

      Excluir
  7. A escolha não é mesmo nada fácil. Mas podemos sempre "voltar atrás". Acho que nunca é tarde :)


    Instax 210 Giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente sempre dá :) Porém é ruim perder tempo com algo que não é o que você gosta de verdade.

      Excluir
  8. Eu sempre soube que queria fazer Letras e todos os testes vocacionais que fiz sempre confirmaram a minha escolha. Hoje estou formada há quase 8 anos e sei que tomei a decisão certa. Espero que você faça a escolha certa.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal! Deve ser muito bom quando você já sabe a profissão desde o começo e ela da certo. Fico realmente muito feliz por você!
      Beijinhos

      Excluir
  9. É muito difícil mesmo escolher o que vai fazer depois da escola. Lembro que no ensino fundamental eu queria fazer Direito por causa do filme da Legalmente Loira. Também já quis fazer jornalismo quando tive que criar um blog para um trabalho da escola. No ensino médio foi onde mais mudei: tinha certeza que ia fazer moda, mas era inviável; aí pensei em nutrição, cinema, arquitetura, administração, gastronomia, história da arte... e acabei fazendo entrando em publicidade e propaganda, sem saber nada do curso porque não consegui entrar em moda. Cheguei a passar para a UFF da minha cidade para Produção Cultural e não fui. Gostei mito do curso de publicidade e propaganda, mas onde eu moro não tem muito mercado pra isso :/
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que pena :( Essa é uma escolha realmente muito difícil, por isso eu tenho que pensar muito bem!

      Excluir
  10. Pois é amiga dilema difícil mesmo. Sou professora e sempre me deparo com alunos do primeiro ano que não se sentem seguros com suas escolhas. Não que eu acredite em teste de aptidão, mas talvez ajude.

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depende da pessoa, no meu caso por exemplo, não ajudou, mas conheço pessoas que eles ajudaram bastante.

      Excluir
  11. Confesso que vi muita dificuldade na hora de escolher um curso. Hoje sou formada, mas mesmo assim, continuo estudando para mil e uma coisas. É preciso ter uma coisa em mente: a faculdade nunca vai te limitar a uma área, e sim acrescentar em sua vida!
    Beijos, amei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu sempre coloquei na minha mente é que eu não quero um trabalho muito "certinho", algo empresarial por exemplo. E eu acabei pensando no jornalismo que é algo que não me limita a uma coisa apenas.
      Que bom que gostou amore <3

      Excluir
  12. Acho que não sou a pessoa mais indicada para te ajudar.. Já quis ser de tudo nessa vida e terminei em finanças, um curso que nunca cogitei a possibilidade de fazer hahahahahah

    O único conselho que eu dou é, fazer o que você gosta e não aquilo que vc acredite que o mercado esteja favorável.. Digo issto, porque esse quadro sempre muda e passar anos se dedicando a algo que vc não tem prazer é desanimador =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Jamais vou escolher um curso apenas pela monetização ou coisa do tipo. Penso em fazer algo que eu realmente goste, afinal eu vou ficar nessa profissão a vida inteira (não que eu não possa mudar mas né hahaha), então tenho que pensar com extremo cuidado, acho que é por isso que é tão difícil hahaha.

      Excluir
  13. É mesmo importante fazer a escolha de algo que realmente gostamos!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Passei agora para o 11º ano e ainda não sei o que quero, a ideia de ter que tomar uma decisão assusta-me muito, também sempre fui indecisa. Acho que nunca vou saber exatamente se estou no caminho certo, vou ser daquelas pessoas que pensa "E se tivesse ido para outro curso ou área?". Mas concordo contigo quando dizes que é super importante irmos para algo que gostamos.
    Beijinho.
    Maria Crescida
    Maria Sem Limites

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. T entendo completamente menina, é difícil demais tomar essa decisão, afinal vai afetar o resto de nossas vidas né :/
      Bj bj

      Excluir
  15. Escolher realmente é complicado , tem que pensar muito =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu te entendo perfeitamente, li seu texto e parecia que ele refletia a minha pessoa exatamente agora! Eu tb estou no 2º ano do ensino médio, já pensei em medicina, jornalismo, biologia, e psicologia, mas decidi que vou cursar arquitetura, me apaixonei de um jeito inexplicável pelo curso, eu não se é o curso certo para mim, mas não basta tentar...
    Um Beijo (adorei o nome do teu blog <3)
    estilosgirls.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que você se decidiu :) Eu fico realmente bastante feliz por você, espero que você gosto do curso mesmo <3
      Eu também adoro o nome do blog hahahaha
      Beijinhos

      Excluir
  17. Também estou no segundo ano e todas essas dúvidas estão na minha cabeça: Pra onde vou, o que vou fazer e se vou gostar. Já até pensei em pediatria e arquitetura, mas algo que realmente gosto é fotografia e Webdesign, estou em dúvida entre essas duas.

    Beijos,
    BLOG JÉSSICA ALVES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu realmente cheguei a pensar em fotografia (pra falar a verdade ainda penso), acho que é por isso que eu tenho tantas dúvidas, tem tanta coisa que eu amo que fica difícil escolher entre uma delas, e fotografia é com certeza uma dessas coisas <3
      Bj bj

      Excluir
  18. Adorei o post, justo o que eu estava pensando esses dias mesmo haha.
    Te espero no blog.
    Bjão da Lia *-*
    http://freemodernage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que eu venho pensando desde sempre hahahaha.
      Bj bj

      Excluir
  19. Nem me fale, acho q no 3º colegial a gente é muito nova pra escolher uma coisa tão séria! hahaha
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. 3 anos que conclui o ensino médio e até hoje não decidi KKK
    É muito complicado escolher uma faculdade mesmo !
    Boa sorte com a escolha e se não decidir vá pelo teste mesmo kk
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa menina que difícil hahahaha. Muito obrigada flor ♥
      Beijinhos

      Excluir
  21. Vou contar minha história sem procrastinar : Eu decidi que queria ser Design, mais especificamente Web Design depois de criar um blog com a intenção de criar crônicas e fazer entrevistas pq até então queria ser jornalista. Mas ao passar dos meses acabei gostando mais de fazer layouts do que propriamente escrever. Hoje curso Web Design, pretendo fazer um tecnólogo de Comunicação Visual/ Design gráfico e um outro tecnólogo de Sistemas para internet. Me formei em 2013, se nada disso der certo vou partir pra Design de Moda; Não se fecha nisso de "essa vai ser minha profissão pro resto da vida" pq você tem livre arbítrio e pode jogar tudo pro alto e começar uma carreira aos 50 anos se quiser. Por pensar desse jeito eu acabava tendo umas crises existenciais que nem muito chocolate me animava, mas conversei com alguns senhores que estavam aprendendo a ler pq queriam entrar numa faculdade no auge da vida (50 anos) e tudo melhorou o/

    ・・・★☆(Doce PandemônioFã PageTumblrInstagram)☆★ ・・・

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que é verdade, mas o meu problema é que eu não quero perder anos da minha vida com uma coisa que eu não gosto, por isso quero escolher a faculdade certa de cara, mas você está certíssima!

      Excluir
  22. Nossa gata é algo complicadissimo, essa questão de escolher algo, na maioria dos casos quando não se tem dinheiro acaba se optando pelo mais fácil, pra ver se consegue algo e depois realmente investir naquilo que se quer. Mas é isso para descobrir, é lindo em palestras,conhecendo profissões , lendo e o testes.
    bjkas lindona
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, você tem que procurar se informar ao máximo, e escolher algo que você realmente gosta, não pensar somente no valor monetário.
      Beijinhos amore

      Excluir